X fechar
  • Maquete da ERMIDA DA PADROEIRA DE MINAS GERAIS – BASÍLICA DA PIEDADE no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade

  • Maquete da ERMIDA DA PADROEIRA DE MINAS GERAIS – BASÍLICA DA PIEDADE no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade

  • Vivência Conhecer Para Cuidar - ERMIDA DA PADROEIRA DE MINAS GERAIS – BASÍLICA DA PIEDADE no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade

  • Vivência Conhecer Para Cuidar - ERMIDA DA PADROEIRA DE MINAS GERAIS – BASÍLICA DA PIEDADE no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade

  • ERMIDA DA PADROEIRA DE MINAS GERAIS – BASÍLICA DA PIEDADE no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade

Ermida da Padroeira de Minas Gerais – BASÍLICA DA PIEDADE no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade

Caeté-MG

O Santuário Basílica da Padroeira de Minas Gerais é território sagrado que reúne as maiores riquezas do povo mineiro, de modo magnífico e, ao mesmo tempo, singelo.  Há mais de 250 anos, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade recebe peregrinos, tornando-se referência da fé e da tradição, valores tão significativos para os mineiros que têm a religiosidade enraizada em sua cultura. Seu território é habitat de muitas plantas e animais não existentes em outras partes do mundo. Ali, encontra-se em completa harmonia o bioma formado pelo Cerrado, Mata Atlântica e Campos Rupestres. O chão por onde tantas pessoas passam, em busca do encontro com Deus, no ponto mais alto da Serra, a Basílica da Piedade – Ermida da Padroeira de Minas Gerais, é formado por diferentes minerais. Um mosaico de pedras, com variadas cores e brilhos, protegendo mananciais de água cristalina. Na Basílica da Piedade, a menor basílica do mundo, uma referência preciosa da fé e da arte: a imagem de Nossa Senhora da Piedade, obra de Aleijadinho.

A religiosidade, a história e a cultura, a arte em harmonia com a exuberante natureza, obra do Criador, tudo que integra o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais oferece ao ser humano possibilidades para ampliar o horizonte de conhecimento. Por isso, aproximar-se do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade oferece a cada pessoa uma especial oportunidade para experimentar profunda transformação pessoal, aliando a fé às contribuições dos diferentes campos científicos.

Esta obra que apresenta o Santuário Basílica da Padroeira de Minas Gerais é uma contribuição a este compromisso de cada pessoa: buscar transformar-se, sob a luz do conhecimento, para ajudar o mundo a tornar-se melhor. Um instrumento que ajuda na formação, especialmente de crianças, despertando a atenção de todos para a necessidade de se valorizar e preservar os bens culturais. Seja, pois, este trabalho, um passo à frente, que aproxima, cada vez mais, todos do Santuário Basílica da Padroeira de Minas Gerais, guardião de inegociáveis riquezas do povo mineiro.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte